O desenho técnico de moda na indústria do vestuário tem grande importância na melhoria da comunicação entre as diferentes etapas de produção, principalmente entre os setores de criação e de modelagem. Quando as informações técnicas do desenho são comunicadas corretamente, proporcionam maior produtividade e redução de custos. Dessa forma, o desenho é um instrumento que funciona como um suporte para esboçar, riscar, projetar e comunicar uma ideia do modelo a ser produzido.
Para que o estilista ou o designer de moda consigam ter a peça desenvolvida de acordo com o que foi projetado na etapa de criação, é necessário que o desenho a ser entregue na etapa de modelagem seja mais técnico. Essas informações devem garantir que o modelista consiga desenvolver o projeto.
O desenho técnico de moda na indústria do vestuário, portanto, permite que o designer de moda possa criar e desenvolver suas inspirações de modo que as informações técnicas sejam repassadas para as etapas seguintes. O desenho é um dos elementos que compõem a ficha técnica de vestuário, a qual é um roteiro primordial para que a peça alcance um padrão de alta qualidade.
Vale lembrar que, quando falamos em desenho de moda em geral na indústria do vestuário, temos os croquis, os desenhos técnicos e as ilustrações de moda. Os croquis são os desenhos nos quais os estilistas iniciam o trabalho de criação e colocam suas ideias. Os desenhos técnicos planificados são projetos apresentados pelos estilistas. Já a ilustração de moda é uma representação gráfica voltada principalmente para o ramo publicitário e artístico
Nenhum comentário:
Postar um comentário